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DISCPLINAS

DOCENTE RESPONSÁVEL

EMENTA

CRÉDITOS

NÍVEL

Prática Clínica e Pesquisa em Leitura e Escrita

Clara Regina Brandão de Avila

As bases da linguagem oral para o aprendizado da leitura e da escrita. Equilíbrio e organização sensoriomotora e a linguagem. Transtorno Persistentes dos Sons da Fala e a aprendizagem da leitura e da escrita. As bases neurobiológicas para o aprendizado da leitura. Modelos neurocognitivos de desenvolvimento e aprendizado – A SimpleViewof Reading. Fluência da leitura – parâmetros para escolares brasileiros. Compreensão da leitura – de Kintscha Oakhill. Monitoramento da compreensão e Autorregulação. Abordagem cognitiva e psicolinguística dos protocolos de avaliação, desde a comunicação oral – recepção, expressão e processamentos avaliados segundo parâmetros de velocidade e precisão. O transtorno específico da leitura - Dislexia do Desenvolvimento. Transtorno específico da compreensão de leitura. Fatores e comorbidades. Parâmetros de normalidade e indicadores do transtorno. A necessária avaliação e cuidado multidisciplinares. Intervenção: RTI (Response toIntervention), remediação fonológica, abordagem multidimensional da intervenção fonoaudiológica nos TLE, o uso combinado da Estimulação Transcraniana. Eye-tracking e compreensão de leitura. Prática baseada em evidências. O aprendizado bilíngue. Construção e validação de instrumentos – a interface com a Psicometria.

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa em Eletrofisiologia e Processamento Auditivo

Daniela Gil

Esta prática abordará os diferentes procedimentos comportamentais e eletrofisiológicos envolvidos na avaliação do processamento auditivo em pacientes com diferentes distúrbios de audição, fala e linguagem, sejam crianças ou adultos. A partir do diagnóstico do transtorno do processamento auditivo central, será proposto o treinamento auditivo acusticamente controlado que visa maximizar e refinar as habilidades auditivas de modo a repercutir de forma positiva no desempenho de audição, fala e linguagem do paciente, melhorando sua qualidade de vida. A eficácia da intervenção proposta será mensurada utilizando diferentes procedimentos comportamentais e eletrofisiológicos, além de medidas subjetivas, tais como questionários de auto-avaliação.

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa em Equilibriometria e Reabilitação Vestibular

Heloisa Helena Caovila Malavasi Ganança

A disciplina apresenta os métodos de avaliação do equilíbrio corporal e os protocolos de reabilitação de pacientes com tontura, desequilíbrio e quedas. A avaliação de reflexo vestíbulo-ocular, movimentos sacádicos, de perseguição, optocinético, de fixação e vestíbulo-espinhal pode identificara existência de lesão periférica ou central, do lado ou lados acometidos, determinando o prognóstico das síndromes otoneurológicas. Manobras físicas para o reposicionamento de otólitos e aseleção apropriada de exercícios com os olhos, a cabeça e o corpo, com o objetivo principal de acelerar o processo de compensação vestibular, por meio dos mecanismos de adaptação, habituação e substituição de estratégias sensoriais ou motoras constituem a reabilitação vestibular e do equilíbrio corporal.

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa em Linguagem Oral em Crianças e Adolescentes

Jacy Perissinoto / Ana Carina Tamanaha

(A) Avaliação dos distúrbios da comunicação humana: as diferentes linhas de abordagem dos distúrbios da linguagem; (B) Caracterização do desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva de crianças nascidas prematuras (C) Caracterização do desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva nos quadros do espectro autista TEA (D)- Pesquisa de instrumentos de avaliação fonoaudiológica sensíveis e específicos para alterações no desenvolvimento da linguagem infantil receptiva e expressiva, verbal e não verbal. (E) Atualização na assistência em intervenção fonoaudiológica decrianças nascidas prematuras e nos quadros do espectro autista verbais e minimamente verbais, (F) Atualização no uso de recurso de comunicação PECS (G) Atualização em orientação para paisde crianças nascidas prematuras e nos quadros do espectro autista verbais e minimamente verbais.

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa em Neuroaudiologia

Liliane Desgualdo Pereira

Fundamentação teórica neurofisiológica Conceitos e modelos de funcionamento neurológico das vias auditivas do Sistema Nervoso Central e Cérebro Avaliação Comportamental da função auditiva central dos processos de localização, atenção seletiva e processamento temporal. Avaliação eletrofisiológica da função auditiva central.

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa em Voz

Mara Behlau / Renata Rangel Azevedo

1. Avaliação clínica e laboratorial da voz. 2. Aplicação na acústica da voz e da fala na prática fonoaudiológica. 3. As aplicações clínicas do conhecimento da anatomia macroscópica e microscópica das pregas vocais. 4. Genoma e voz: aspectos genéticos da produção vocal 5. Classificação das disfonias 6. Atuação fonoaudiológica nas disfonias comportamentais e orgânicas. 7. Ampliação do escopo fonoaudiológico na habilitação e reabilitação vocal. 8. As diferentes linhas filosóficas na avaliação e tratamento dos pacientes portadores de distúrbios da voz. 9. Aspectos multiculturais no diagnóstico e tratamento das disfonias: formação do fonoaudiólogo com competência cultural momento atual e desafios 10. Telefonoaudiologia na área de voz

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa em Dispositivos Eletrônicos para Deficiência Auditiva

Maria Cecília Martinelli

1 - Preparar o aluno para prevenir, identificar, diagnosticar e reabilitar os distúrbios de audição. 2 - Preparar o aluno para desenvolver pesquisas e elaborar textos científicos sobre temas relacionados à adaptação de dispositivos eletrônicos de amplificação em deficientes auditivos de diferentes faixas etárias. Deve-se considerar as especificidades na atuação com a população infantil e em adultos e idosos. Estudar a perda auditiva decorrente do envelhecimento e co-morbidades associadas a esta faixa etária. Estudar o declínio cognitivo associado à perda auditiva e ao envelhecimento. 3 - Preparar o aluno para ministrar aulas teóricas e discutir casos clínicos com alunos da graduação em Fonoaudiologia

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa Fonoaudiológica em Deglutição e Disfagia

Maria Inês Rebelo Gonçalves

Estudar a deglutição normal e seus transtornos, as disfagias, considerando avaliação e reabilitação fonoaudiológicas; discussão sobre instrumentos de avaliações clínica e objetiva, escalas de gravidade, técnicas de reabilitação, fatores de risco, mensuração objetiva computadorizada dos eventos das fases da deglutição e impacto na qualidade de vida.

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa nos Transtornos da Fala e da Linguagem na Infância.

Marina Leite Puglisi

Esta disciplina tem como foco capacitar os alunos a avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos da fala e da linguagem na infância. Também é um objetivo da disciplina incentivar o aluno de pós-graduação a engajar em discussões críticas a respeito do diagnóstico e tratamento destes quadros, além de aprender a supervisionar casos clínicos. São objetivos específicos da disciplina: - Realizar a anamnese de pacientes com queixas de alterações de fala e linguagem; - Selecionar, aplicar e interpretar o resultado de testes de avaliação da fala e da linguagem em crianças; - Selecionar materiais e realizar avaliação indireta e/ou informal da fala e da linguagem em crianças; - Integrar e interpretar os resultados da avaliação da fala e da linguagem com o intuito de realizar o diagnóstico diferencial; - Planejar, realizar e monitorar o progresso terapêutico de crianças com transtornos da fala e da linguagem; - Orientar pais quanto ao tratamento e formas de potencializá-lo fora da sessão de terapia; - Apresentar e discutir os casos clínicos em equipe multidisciplinar.

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa em Audiologia Infantil

Marisa Frasson de Azevedo

Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente e Produto de Distorção - Medidas De Imitância Acústica com Sonda 226 e 1000hz - Triagem Auditiva Neonatal - Triagem Auditiva Em Pré-Escolares e Escolares - Acompanhamento Audiológico de Neonatos de Risco - Avaliação Auditiva Comportamental: Observação do Comportamento Auditivo, Audiometria de Reforço Visual, - Audiometria Lúdica Condicionada, Logoaudiometria - Avaliação Auditiva Eletrofisiológica: Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável.

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Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa em Avaliação e Reabilitação Vestibular
Fatima Cristina Alves Branco Barreiro Fundamentação teórica da Anátomo Fisiologia da Função Vestibular e do Equilíbrio Corporal. Avaliação da Função Vestibular e do Equilíbrio Corporal com Procedimentos Instrumentalizados e Não Instrumentalizados. Reabilitação dos Transtornos do Equilíbrio Corporal de Origem Vestibular. Avaliação do Risco de Queda em Idosos e em Indivíduos com Distúrbios Vestibulares. 15 Mestrado / Doutorado
Prática Clínica, Pesquisa e Ensino em Audiologia  Elisiane Crestani de Miranda Gonsalez Fundamentação teórica articulada às atividades práticas da audiologia clínica. Domínio dos procedimentos de avaliação e competências técnicas para o diagnóstico dos transtornos da audição. Inserção do pós-graduando em cenários de pesquisa e prática docente universitária. 15 Mestrado / Doutorado

Prática Clínica e Pesquisa em Diagnóstico e Reabilitação do Sistema Estomatognático

Silvana Bommarito Monteiro

Propiciar conhecimentos anatomofisiológicos das funções do sistema estomatognático e suas variáveis durante o desenvolvimento, assim como o estudo das funções orofaciais, relação forma e função e seus distúrbios. Promover o conceito de pesquisa clínica aplicada a motricidade orofacial e a compreensão de diferentes técnicas e procedimentos de avaliação, diagnóstico e terapia do sistema estomatognático.

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Mestrado / Doutorado