Projetos vinculados à Linha de Pesquisa Diagnóstico, Prevenção e Intervenção nos Distúrbios da Audição:
- Avaliação audiológica de crianças, adultos e idosos e estudo do desempenho e dos efeitos da reabilitação em usuários de próteses auditivas
Ementa: Avaliação da audição, das necessidades auditivas e não auditivas de crianças, adultos e idosos. Avaliação do desempenho de usuários de próteses auditivas por meio de testes de reconhecimento de fala com e sem ruído competitivo. Investigação dos efeitos da estimulação acústica por meio do uso de próteses auditivas na cognição, sintomas depressivos e qualidade de vida.
Docente Responsável: Maria Cecília Martinelli
2. Diagnóstico, Identificação e Intervenção nas alterações auditivas periféricas e centrais em crianças e adultos:
Ementa: Verificar a ocorrência de alterações auditivas em populações de risco para perda coclear e retrococlear. - Estudar os procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos de diagnóstico audiológico na infância, adolescência e idade adulta . Estabelecer níveis de referencia de normalidade. - Verificar os resultados da habilitação e re-habilitação das crianças deficientes auditivas usuárias de próteses e/ou implante coclear.
Docente Responsável: Marisa Frasson de Azevedo
3. Processos Perceptuais e Desenvolvimentais da Audição e Critérios e Métodos de Avaliação do Processamento Auditivo, e Avaliação audiológica, eletroacústica e eletrofisiológica:
Ementa: Estudar os processos perceptuais neurofisiológicos e suas correlações com o desenvolvimento da audição (neuromaturação). Elaborar instrumentos de avaliação do processamento auditivo em neuroaudiologia. Avaliar eficácia de intervenção com destaque ao treinamento acusticamente controlado.Trata-se de um projeto de longa duração, está vinculado ao meu grupo de pesquisa do CNPq e envolve os diferentes projetos individuais de cada aluno desde a graduação, especialização, mestrado e doutorado.
Docente Responsável: Liliane Desgualdo Pereira
4. Avaliação audiológica, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em diferentes distúrbios da Audição e Comunicação e treinamento auditivo:
Ementa: Avaliação audiológica básica e avançada envolvendo procedimentos tais como audiometria tonal, audiometria vocal, medidas de imitância acústica, emissões otoacústicas (captação e medidas de supressão).Avaliação comportamental do processamento auditivo, avaliação eletrofisiológica da audição (potenciais evocado auditivos de curta e longa latência) em crianças adolescentes e adultos com distúrbios da audição tais como perda auditiva (corrigida ou não por amplificação) e zumbido e distúrbios da comunicação tais como gagueira, disfonia, alterações decorrentes de traumatismos cranioencefálicos e/ou hematomas subdurais e neurofibromatose. Neste projeto também está prevista a avaliação de pacientes oncológicos em remissão da doença tratados com drogas ototóxicas. como proposta de reabilitação para os transtornos do processamento auditivo este projeto inclui os estudos do impacto de treinamento auditivo nos diferentes ciclos de vida.
Docente Responsável: Daniela Gil
5. Avaliação Otoneurológica e Reabilitação Vestibular:
Ementa: Diferentes procedimentos permitirão a avaliação funcional da audição, do sistema vestibular e do equilíbrio corporal de pacientes com queixa de vertigem, tontura, instabilidade postural e quedas, com ou sem sintomas auditivos. O tratamento dos distúrbios vestibulares agudos ou crônicos, periféricos ou centrais, por meio da estimulação dos sistemas vestibular, visual e somatossensorial, empregará exercícios físicos específicos com ou sem equipamentos eletrônicos ou realidade virtual.
Docente Responsável: Heloisa Helena Caovila Malavasi Ganança.
6. Avaliação e Reabilitação da Tontura, do Zumbido e das Hipersensibilidade Auditivas
Ementa: Avaliação da tontura e do equilíbrio corporal incluindo vestibular básica e avançada envolvendo procedimentos tais como vecto e videonistagmografia, teste do impulso cefálico com video (video Head Impulse Test- vHIT), potenciais evocados miogênicos vestibulares (Vestibular Evoked Myogenic Potential) e posturografia. Reabilitação dos distúrbios vestibulares agudos ou crônicos, periféricos ou centrais, por meio da estimulação dos sistemas vestibular, visual e somatossensorial, por meio de exercícios físicos específicos com ou sem equipamentos eletrônicos ou realidade virtual. Avaliação e prevenção do risco de queda em idosos e pacientes com disfunção vestibular. Avaliação e reabilitação audiológica do paciente com zumbido e/ou hipersensibilidade auditiva (terapia sonora, aconselhamento). Protocolos de avaliação do e/ou hipersensibilidade auditiva (questionários, auto percepção, acufenometria).
Docente Responsável: Fatima Cristina Alves Branco Barreiro.
Projetos vinculados à Linha de Pesquisa Diagnóstico, Prevenção e Intervenção nos Distúrbios da Deglutição e Sistema Estomatognático:
1. Avaliacāo, diagnóstico e reabilitação dos transtornos do sistema estomatognático:
Ementa: Buscar dados na avaliação do sistema estomatognático que permitam avaliar, diagnosticar, tratar e prevenir as alterações na forma e função do sistema estomatognático. Estudar as relações do sistema estomatognatico nos distúrbios respiratórios do sono.
Docente Responsável: Silvana Bommarito
2. Estudos de deglutição, disfagia e transtornos associados:
Ementa: Este projeto inclui os estudos relacionados à normalidade da deglutição e ao diagnóstico e reabilitação funcional dos transtornos de deglutição.
Docente Responsável: Maria Inês Rebelo Gonçalves
Projetos vinculados à Linha de Pesquisa Diagnóstico, Prevenção e Intervenção nos Distúrbios da Voz:
1. Avaliação e terapia dos Distúrbios da Voz:
Ementa: Projeto que visa desenvolver e aplicar testes de avaliação de parâmetros auditivos, acústicos e visuais para diagnóstico dos problemas de voz, interface com disfagia e câncer de laringe, além da inter-relação entre diagnóstico médico e avaliação fonoaudiológica. Faz parte deste projeto a validação de protocolos de análise perceptivoauditiva, acústica e de autoavaliação e o desenvolvimento de programas computadorizados de análise acústica de baixo custo. São desenvolvidos também estudos relacionados à verificação dos efeitos de exercícios vocais, estudos de efetividade, eficiência e eficácia de abordagens de tratamento, assim como análises sobre as bases teórico-conceituais para a formulação de programas de reabilitação, como o Programa Integral de Reabilitação Vocal ? PIRV que conta com a experiência clínica do grupo para o tratamento de disfonias comportamentais. Há interesse especial nos métodos LSVT, EFV e TVSO.
Docente Responsável: Mara Behlau
2. Competência Comunicativa e Voz Profissional:
Ementa: São desenvolvidos projetos sobre o uso profissional da voz, com particular interesse nas profissões de risco vocal elevado (professores, teleoperadores, cantores e atores). São também desenvolvidos projetos para criação de protocolos específicos de condicionamento e treinamento vocal, além da análise e identificação de recursos vocais, verbais e não-verbais para o desenvolvimento da competência comunicativa, de modo particular no mundo corporativo.
Docente Responsável: Mara Behlau
3. Transtornos da voz e da comunicação e reabilitação nas disfonias funcionais, organofuncionais e orgânicas:
Ementa: Distúrbios da voz e da laringe nas disfonias funcionais, organofuncionais e orgânicas e em pacientes submetidos à cirurgia de cabeça e pescoço; reabilitação de voz e de comunicação a partir do uso de técnicas variadas e de ponta – eletroestimulação, uso de laser e terapia tradicional. Utilização de manometria de alta resolução/ressonância magnética funcional / tomografia conebeam na compreensão de diversos quadros com impacto na voz e na comunicação; uso de questionários específicos para a população com câncer de cabeça e pescoço. Correlação entre disfonia e: perda auditiva, alteração do sistema motor oral e distúrbios de linguagem.
Docente Responsável: Renata Rengel Azevedo
4. Estudo Morfofisiológico, Perceptivo-Auditivo, Acústico e Aerodinâmico da Produção Vocal
Ementa: Estudar a morfofisiologia da produção vocal e das técnicas vocais, envolvendo os subsistemas respiratório, fonatório, ressonantal e articulatório, e as características perceptivo-auditivas, acústicas e aerodinâmicas de indivíduos vocalmente saudáveis e disfônicos, por métodos de imagem, pelo julgamento perceptivo-auditivo e pelas análises acústica e aerodinâmica. Avaliar eficácia de intervenção com foco nas mudanças cognitivo-comportamentais promovidas pela reabilitação vocal. O projeto é de longa duração, vinculado ao meu grupo de pesquisa do CNPq. Envolve projetos individuais de alunos da graduação, mestrado e doutorado. Palavras-chave: Voz; Laringe; Trato vocal; Percepção auditiva; Acústica; Reabilitação vocal.
Docente Responsável: Rosiane Kimiko Yamasaki Odagima
Projetos vinculados à Linha de Pesquisa Diagnóstico, Prevenção e Intervenção nos Distúrbios de Linguagem e Fala:
1. Avaliação, Diagnóstico Diferencial e Intervenção nos Transtornos da Fala e da Linguagem na Infância:
Ementa: Este projeto tem como foco de estudo o desenvolvimento da fala e linguagem e a identificação precoce dos seus transtornos. Mais especificamente, os objetivos principais são identificar os fatores de risco para os Transtornos da Fala e da Linguagem na Infância; desenvolver e validar ferramentas que auxiliem na identificação precoce e no diagnóstico diferencial destes casos.
Docente Responsável: Marina Leite Puglisi
2. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Terapêutica Fonoaudiológica direcionada a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo e suas famílias:
Ementa: Delineamento de protocolos de avaliação de linguagem que contemplem inclusive, o uso de novas tecnologias para análise multimodal (sinais verbais e não-verbais) de crianças e adolescentes típicas e com TEA. Testagem da eficácia de procedimentos terapêuticos para crianças e adolescentes com TEA, verbais e não-verbais, com ênfase no uso de alta e baixa tecnologia; e modelos de intervenção terapêutica indireta direcionados às famílias.
Docente Responsável: Ana Carina Tamanaha
3. Estudo do desenvolvimento de linguagem em neurotipicos, em prematuros e em crianças e adolescentes com diagnóstico de transtornos do espectro autista:
Ementa: Caracterizar as habilidades de linguagem receptiva e expressiva, da atividade lúdica; de habilidades cognitivas sociais; de compartilhar atenção e Teoria da Mente em crianças e adolescentes em desenvolvimento neurotípico e em nascidos prematuros. Objetivos específicos: pesquisar instrumentos de entrevista e avaliação fonoaudiológica da linguagem, receptiva e expressiva, verbal e não verbal, sensíveis para evidenciar marcos de desenvolvimento típico na infância e adolescência; caracterizar o vocabulário receptivo e expressivo no desenvolvimento típico de linguagem do pré-escolar; evidenciar habilidades de compartilhar atenção; identificar características verbais de Teoria da Mente; correlacionar desenvolvimento de linguagem e fatores sócio demográficos e de saude mental. Avaliar a linguagem de crianças e adolescentes diagnosticados no espectro autista (TEA). Objetivos específicos: - Caracterizar as habilidades de linguagem verbal e não verbal, receptiva e expressiva; da atividade lúdica; da imitação; de compartilhar atenção, nos quadros do transtorno do espectro autista; pesquisar instrumentos de avaliação fonoaudiológica da linguagem infantil receptiva e expressiva, verbal e não-verbal, sensíveis para os quadros do espectro autista. Método: de comparação intra grupo TEA e entre grupos de controle (desenvolvimento típico e outro transtorno do desenvolvimento), em estudo de corte transversal e longitudinal e ensaio clínico. Participantes: crianças e adolescentes de ambos os sexos, diagnosticados por equipe multiprofissional como portadores de quadro do Espectro Autista.
Docente responsável: Jacy Perissinoto
4. Transtornos da leitura e da escrita:
Ementa: Este projeto conjuga estudos relacionados ao desenvolvimento normal e aos transtornos da fala, da linguagem oral, da leitura e da escrita em crianças pré-escolares e escolares.Para isso, pressupõe a linguagem oral como fundamento do aprendizado da leitura e da escrita. Investigam-se habilidades cognitivas e linguísticas em níveis neurofuncionais, psicolinguísticos e metacognitivos, que fundamentam o desenvolvimento da leitura e da escrita, desde as fonológicas,até as semântico-lexicais, morfológicas e sintáticas, diferenciando-asquanto às associações e capacidades preditoras do aprendizado e desenvolvimento da escrita e da leitura. Bases psicomotoras efunções executivas relacionadas às aprendizagens são investigadas quanto às associações com o desempenho em atividades de leitura e escrita. Esta, entendida como meio comunicativo, é caracterizadaquanto ao domínioortográfico e a estrutura linguística da narrativa de textos escritos por escolares do Ensino Fundamental, portadores,ou não, de transtornos da comunicação oral e/ou escrita, de modo a estabelecer parâmetros e identificar elementos linguísticos diferenciadores dos transtornos do aprendizado.Investigam-se relações entre a compreensão de leitura e auditiva, parâmetros de fluência da leitura oral e processamento fonológico, funções executivas, estrutura textual. Fatores extrínsecos às capacidades de aprendizado da leitura e da escrita também são considerados nas análises. Conhecimentos clínicos e de pesquisa relacionados ao desenvolvimento normal e aos transtornos são aplicados à elaboração de protocolos de avaliação e de intervenção terapêutica controlada. Assim o projeto buscar estabelecer: novos meios e instrumentos de diagnóstico dos transtornos da leitura e/ou da escrita, principalmente aqueles baseados nos transtornos da linguagem oral, dadas as características da população que atende e à falta de equipe multidisciplinar de apoio; parâmetros de normalidade da leitura e da escrita, com vistas à obtenção de diagnósticos diferenciais; protocolos de procedimentos de reabilitação e remediação dos transtornos de leitura e/ou da escrita, sejam eles baseados nos processos de codificação e decodificação do sistema alfabético ou da compreensão e elaboração de textos; protocolos de procedimentos de reabilitação de mecanismos, habilidades e processamentos, principalmente os auditivos e de linguagem, subjacentes ao aprendizado da leitura e de escrita.
Docente responsável: Clara Regina Brandão de Avila
5. Alterações Adquiridas de Fala, Linguagem e Cognição em Adultos e Idosos
Ementa: O projeto de pesquisa visa estudar as alterações adquiridas de fala, linguagem e cognição em adultos e idosos, englobando os quadros de afasia, dislexia e agrafia, apraxia de fala, disartria e distúrbios linguístico-cognitivos. Essas alterações são estudadas no processo de envelhecimento saudável e nas doenças neurológicas, como o acidente vascular cerebral, traumatismos cranianos, doenças motoras neurodegenerativas e síndromes demenciais. O projeto atua nas seguintes linhas: (1) Caracterização das alterações de fala, linguagem e cognição; (2) Elaboração e adaptação/validação de instrumentos de avaliação da fala, linguagem e cognição; (3) Análise da influência de variáveis sociodemográficas e clínicas nas alterações de fala, linguagem e cognição; (4) Avaliação da eficácia de intervenções terapêuticas para reabilitação da fala, linguagem e cognição. Trata-se de um projeto de longa duração e envolve os projetos individuais de alunos da graduação, especialização, mestrado e doutorado. Palavras-chave: Fala; Linguagem; Cognição; Adultos; Idosos; Envelhecimento; Afasia; Apraxia de fala; Disartria; Demências.
Docente Responsável: Marcela Lima Silagi de Siqueira