Edital para Seleção e ingresso no Programa de Pós-Graduação em
Distúrbios da Comunicação Humana - Fonoaudiologia / 2025
INSCRIÇÕES:
- Período: de 02/12/2024 a 31/01/2025 (até as 16h)
- Preencher a ficha de inscrição: https://forms.gle/wWseJNUoSfs3ivhh6
- Preencher as informações necessárias conforme as orientações que seguem:
1.MESTRADO - Pré-requisitos para inscrição:
I. Anteprojeto de Pesquisa com, no máximo, 10 páginas digitadas, contendo:
- Capa com nome completo do candidato e título do anteprojeto
- Introdução /Justificativa
- Objetivos da Investigação
- Metodologia, inclusive o estudo estatístico
- Resultados esperados
- Referências bibliográficas
Enviar o Anteprojeto em PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
II. Indicar a linha de Pesquisa na qual se insere o projeto (consultar as linhas de pesquisa e suas orientadoras em Institucional -> Linhas de Pesquisa) - selecionar na ficha de inscrição;
III. Sugestão de possível Orientador, de acordo com a Linha de Pesquisa: selecionar na ficha de inscrição;
IV. Currículo Lattes atualizado ): Copiar e colar https://lattes.cnpq.br/ no campo apropriado na ficha de inscrição o link de visualização do seu currículo, na Plataforma Lattes (disponível na página do CNPq).
V. Certificado de conclusão de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC); Declaração de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC) em andamento, caso a conclusão esteja prevista para o primeiro trimestre de 2025; e/ou Comprovante de Iniciação Científica com Fomento: enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
VI. 01 Produção Bibliográfica e/ou 01 Produção Técnica, de acordo com o Qualis vigente: enviar comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
VII. Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 60%: enviar comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
VIII. Indicar nome e e-mail de 03 ex-professores, profissionais e/ou supervisores que possam referenciá-lo: no campo apropriado na ficha de inscrição.
IX. Carta de Intenções, com no máximo 02 páginas: o(a) candidato(a) deve apresentar um breve resumo sobre quem é, com os principais pontos de sua trajetória acadêmica e profissional (quando pertinente) e argumentar sobre seu interesse em se pós-graduar na Linha de Pesquisa pleiteada neste Programa. Enviar para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
2. DOUTORADO - Pré-requisitos para inscrição:
I. Anteprojeto de Pesquisa, com no máximo 10 páginas digitadas, contendo:
- Capa com nome completo do candidato e título do anteprojeto
- Introdução/ Justificativa
- Objetivos da Investigação
- Metodologia, inclusive o estudo estatístico
- Resultados esperados
- Referências bibliográficas
Enviar o Anteprojeto em PDF para o e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
II. Indicar a linha de Pesquisa na qual se insere o projeto (consultar as linhas de pesquisa e suas orientadoras em Institucional -> Linhas de Pesquisa) - selecionar na ficha de inscrição;
III. Sugestão de possível Orientador, de acordo com a Linha de Pesquisa: selecionar na ficha de inscrição;
IV. Currículo Lattes atualizado copiar e colar no campo apropriado na ficha de inscrição o link de visualização do seu currículo, na Plataforma Lattes (disponível na página do CNPq) https://lattes.cnpq.br/
V. Título de Mestre homologado ou Declaração de Curso deMestrado (reconhecido pelo MEC) em andamento, caso a conclusão esteja prevista para o primeiro trimestre de 2025: enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
VI. 02 Produções Bibliográficas e/ou 02 Produções Técnicas, de acordo com o Qualis vigente: enviar comprovantes para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ;
VII. Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 70%: enviar comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
VIII. Indicar nome e e-mail de 03 ex-professores, profissionais e/ou supervisores que possam referenciá-lo: no campo apropriado na ficha de inscrição.
IX. Carta de Intenções, com no máximo 02 páginas: contendo uma breve apresentação do candidato e o porquêde seu interesse em realizar o curso de Pós-Graduação na Linha de Pesquisa pleiteada, neste programa. Enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
3. Número de Vagas:
I. Para este Edital, o Programa dispõe de 28 vagas distribuídas entre as Linhas de Pesquisa, 30% das quais (08 vagas) destinadas a ações afirmativas, sendo este percentual fracionado em 50% das vagas para pessoas negras e quilombolas e 50% para pessoas indígenas, trans, refugiadas, apátridas, com visto humanitário e pessoas com deficiência, conforme Portaria 4325/2024 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP:
https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/documentos/portarias/category/109-2024
II. Caso opte pela vaga de Ações Afirmativas, enviar autodeclaração conforme solicitado na Portaria 4325/2024 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Procedimentos complementares poderão ser solicitados. Enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Enviar os documentos abaixo relacionados conforme especificações desse edital, impreterivelmente, até 31/01/2025 às 16h, para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Anteprojeto de Pesquisa
- Certificado de conclusão de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC); Declaração de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC) em andamento, caso a conclusão esteja prevista para o primeiro trimestre de 2025; e/ou Comprovante de Iniciação Científica com Fomento– para Mestrado;
- Título de Mestre homologado ouDeclaração de Curso de Mestrado (reconhecido pelo MEC) em andamento, caso a conclusão esteja prevista para o primeiro trimestre de 2025 – para Doutorado;
- 01 Produção Bibliográfica e/ou 01 Produção Técnica, de acordo com o Qualis vigente – para Mestrado;
- 02 Produções Bibliográficas e/ou 02 Produções Técnicas, de acordo com o Qualis vigente – para Doutorado;
- Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 60% – para Mestrado;
- Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 70% – para Doutorado;
- Carta de Intenções.
- Caso opte pela Vaga de Ações Afirmativas: enviar autodeclaração e/ou demais documentos comprobatórios, conforme portaria citada no item “3. Número de Vagas”.
ATENÇÃO AOS PRAZOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DOS COMPROVANTES DE PROFICIÊNCIA NA LÍNGUA INGLESA.
4. Critérios para Seleção para o Mestrado e Doutorado:
- Análise do Anteprojeto de pesquisa;
- Análise do Currículo;
- Análise da Carta de Intenções.
- NÃO HAVERÁ PROVA DISSERTATIVA.
5. Envio da documentação comprobatória no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:
- ATÉ 31/01/2025 (até as 16h)
- Todos os documentos e comprovantes acima citados, DEVERÃO SER DEVIDAMENTE NOMEADOS E ENVIADOS EM UM ÚNICO E-MAIL:
- No campo assunto deverá constar: INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO 2025 PPGDCH e o nome do(a) candidato(a)
ALUNOS ESPECIAIS:
São considerados alunos especiais aqueles sem vínculo formal com um determinado Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo, que solicitem matrícula em disciplinas de Pós-Graduação da Instituição.
I. Poderá ser admitido 01 Aluno Especial por Orientador pelo prazo de 01 ano. Após 01 ano este aluno especial, caso tenha os pré-requisitos necessários, poderá se matricular oficialmente no Programa. Caso não os tenha, será desligado como aluno especial do Programa.
II. O aluno especial terá direito ao certificado de aprovação na disciplina que cursar, expedido pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação.
III. O candidato a Aluno Especial deverá participar normalmente do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, mesmo que não possua os pré-requisitos acima citados. Cada caso será analisado pela CEPG do Programa.
CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO:
- Após a análise dos documentos, a aprovação será feita mediante a análise, aval e disponibilidade de vagas do orientador
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:
- 19/02/2025 – no site do Programa (https://ppg-dch.unifesp.br/)
RECURSOS:
- Recursos serão recebidos no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação dos resultados. Tal documento deve ser redigido e assinado pelo candidato, indicando e justificando os motivos do pedido. A Comissão de Seleção do Programa avaliará os recursos até 21/02/2025.
MATRÍCULAS:
- Os alunos Aprovadosdeverão efetuar a Pré-Matrícula de 24 a 28/02/2025na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação: http://phpu.unifesp.br/propgp/pgprecad/, digitar seu CPF e Data de Nascimento, preencher todos os dados necessários, imprimir, assinar, anexar os documentos solicitados e enviar por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., IMPRETERIVELMENTE até sexta-feira, dia 28/02/2025. Não serão aceitas matrículas enviadas após essa data.
REUNIÃO COM ALUNOS INGRESSANTES 2025:
- Será marcada em data oportuna.
Dúvidas e informações:
Enviar e-mail para: Secretaria do Programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (11) 3385-4179
Edital Publicado em 27/11/2024.