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Edital para Seleção e ingresso no Programa de Pós-Graduação em

Distúrbios da Comunicação Humana - Fonoaudiologia / 2025

 

INSCRIÇÕES:

  • Período: de 02/12/2024 a 31/01/2025 (até as 16h)
  • Preencher a ficha de inscrição: https://forms.gle/wWseJNUoSfs3ivhh6
  • Preencher as informações necessárias conforme as orientações que seguem:

1.MESTRADO - Pré-requisitos para inscrição:

I. Anteprojeto de Pesquisa com, no máximo, 10 páginas digitadas, contendo:

  • Capa com nome completo do candidato e título do anteprojeto
  • Introdução /Justificativa
  • Objetivos da Investigação
  • Metodologia, inclusive o estudo estatístico
  • Resultados esperados
  • Referências bibliográficas

Enviar o Anteprojeto em PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

II. Indicar a linha de Pesquisa na qual se insere o projeto (consultar as linhas de pesquisa e suas orientadoras em Institucional -> Linhas de Pesquisa) - selecionar na ficha de inscrição;

III. Sugestão de possível Orientador, de acordo com a Linha de Pesquisa: selecionar na ficha de inscrição;

IV. Currículo Lattes atualizado ): Copiar e colar https://lattes.cnpq.br/ no campo apropriado na ficha de inscrição o link de visualização do seu currículo, na Plataforma Lattes (disponível na página do CNPq).

V. Certificado de conclusão de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC); Declaração de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC) em andamento, caso a conclusão esteja prevista para o primeiro trimestre de 2025; e/ou Comprovante de Iniciação Científica com Fomento: enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

VI. 01 Produção Bibliográfica e/ou 01 Produção Técnica, de acordo com o Qualis vigente: enviar comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

VII. Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 60%: enviar comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

VIII. Indicar nome e e-mail de 03 ex-professores, profissionais e/ou supervisores que possam referenciá-lo: no campo apropriado na ficha de inscrição.

IX. Carta de Intenções, com no máximo 02 páginas: o(a) candidato(a) deve apresentar um breve resumo sobre quem é, com os principais pontos de sua trajetória acadêmica e profissional (quando pertinente) e argumentar sobre seu interesse em se pós-graduar na Linha de Pesquisa pleiteada neste Programa. Enviar para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

2. DOUTORADO - Pré-requisitos para inscrição:

I. Anteprojeto de Pesquisa, com no máximo 10 páginas digitadas, contendo:

  • Capa com nome completo do candidato e título do anteprojeto
  • Introdução/ Justificativa
  • Objetivos da Investigação
  • Metodologia, inclusive o estudo estatístico
  • Resultados esperados
  • Referências bibliográficas

Enviar o Anteprojeto em PDF para o e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

II. Indicar a linha de Pesquisa na qual se insere o projeto (consultar as linhas de pesquisa e suas orientadoras em Institucional -> Linhas de Pesquisa) - selecionar na ficha de inscrição;

III. Sugestão de possível Orientador, de acordo com a Linha de Pesquisa: selecionar na ficha de inscrição;

IV. Currículo Lattes atualizado  copiar e colar no campo apropriado na ficha de inscrição o link de visualização do seu currículo, na Plataforma Lattes (disponível na página do CNPq) https://lattes.cnpq.br/

V. Título de Mestre homologado ou   Declaração de Curso deMestrado  (reconhecido pelo MEC) em andamento, caso a conclusão esteja prevista para o primeiro trimestre de 2025: enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

VI. 02 Produções Bibliográficas e/ou 02 Produções Técnicas, de acordo com o Qualis vigente: enviar comprovantes para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ;

VII. Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 70%: enviar comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

VIII. Indicar nome e e-mail de 03 ex-professores, profissionais e/ou supervisores que possam referenciá-lo: no campo apropriado na ficha de inscrição.

IX. Carta de Intenções, com no máximo 02 páginas: contendo uma breve apresentação do candidato e o porquêde seu interesse em realizar o curso de Pós-Graduação na Linha de Pesquisa pleiteada, neste programa. Enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

3. Número de Vagas:

I. Para este Edital, o Programa dispõe de 28 vagas distribuídas entre as Linhas de Pesquisa, 30% das quais (08 vagas) destinadas a ações afirmativas, sendo este percentual fracionado em 50% das vagas para pessoas negras e quilombolas e 50% para pessoas indígenas, trans, refugiadas, apátridas, com visto humanitário e pessoas com deficiência, conforme Portaria 4325/2024 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP:

https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/documentos/portarias/category/109-2024

II. Caso opte pela vaga de Ações Afirmativas, enviar autodeclaração conforme solicitado na Portaria 4325/2024 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Procedimentos complementares poderão ser solicitados. Enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Enviar os documentos abaixo relacionados conforme especificações desse edital, impreterivelmente, até 31/01/2025 às 16h, para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  1. Anteprojeto de Pesquisa
  2. Certificado de conclusão de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC); Declaração de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC) em andamento, caso a conclusão esteja prevista para o primeiro trimestre de 2025; e/ou Comprovante de Iniciação Científica com Fomento– para Mestrado;
  3. Título de Mestre homologado ouDeclaração de Curso de Mestrado (reconhecido pelo MEC) em andamento, caso a conclusão esteja prevista para o primeiro trimestre de 2025 – para Doutorado;
  4. 01 Produção Bibliográfica e/ou 01 Produção Técnica, de acordo com o Qualis vigente – para Mestrado;
  5. 02 Produções Bibliográficas e/ou 02 Produções Técnicas, de acordo com o Qualis vigente – para Doutorado;
  6. Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 60% – para Mestrado;
  7. Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 70% – para Doutorado;
  8. Carta de Intenções.
  9. Caso opte pela Vaga de Ações Afirmativas: enviar autodeclaração e/ou demais documentos comprobatórios, conforme portaria citada no item “3. Número de Vagas”.

ATENÇÃO AOS PRAZOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DOS COMPROVANTES DE PROFICIÊNCIA NA LÍNGUA INGLESA.

 4. Critérios para Seleção para o Mestrado e Doutorado:

  • Análise do Anteprojeto de pesquisa;
  • Análise do Currículo;
  • Análise da Carta de Intenções.
  • NÃO HAVERÁ PROVA DISSERTATIVA.

5. Envio da documentação comprobatória no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

  • ATÉ 31/01/2025 (até as 16h)
  • Todos os documentos e comprovantes acima citados, DEVERÃO SER DEVIDAMENTE NOMEADOS E ENVIADOS EM UM ÚNICO E-MAIL:
  • No campo assunto deverá constar: INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO 2025 PPGDCH e o nome do(a) candidato(a)

ALUNOS ESPECIAIS:

São considerados alunos especiais aqueles sem vínculo formal com um determinado Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo, que solicitem matrícula em disciplinas de Pós-Graduação da Instituição.

I. Poderá ser admitido 01 Aluno Especial por Orientador pelo prazo de 01 ano. Após 01 ano este aluno especial, caso tenha os pré-requisitos necessários, poderá se matricular oficialmente no Programa. Caso não os tenha, será desligado como aluno especial do Programa.

II. O aluno especial terá direito ao certificado de aprovação na disciplina que cursar, expedido pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação.

III. O candidato a Aluno Especial deverá participar normalmente do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, mesmo que não possua os pré-requisitos acima citados. Cada caso será analisado pela CEPG do Programa.

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO:

  • Após a análise dos documentos, a aprovação será feita mediante a análise, aval e disponibilidade de vagas do orientador

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:

RECURSOS:

  • Recursos serão recebidos no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação dos resultados. Tal documento deve ser redigido e assinado pelo candidato, indicando e justificando os motivos do pedido. A Comissão de Seleção do Programa avaliará os recursos até 21/02/2025.

MATRÍCULAS:

  • Os alunos Aprovadosdeverão efetuar a Pré-Matrícula de 24 a 28/02/2025na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação: http://phpu.unifesp.br/propgp/pgprecad/, digitar seu CPF e Data de Nascimento, preencher todos os dados necessários, imprimir, assinar, anexar os documentos solicitados e enviar por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., IMPRETERIVELMENTE até sexta-feira, dia 28/02/2025. Não serão aceitas matrículas enviadas após essa data.

REUNIÃO COM ALUNOS INGRESSANTES 2025:

  • Será marcada em data oportuna.

 Dúvidas e informações:

Enviar e-mail para: Secretaria do Programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (11) 3385-4179

 

Edital Publicado em 27/11/2024.